CATARATA

A catarata é uma turvação da lente natural do olho (o cristalino), o que afeta a qualidade de visão.

As cataratas adquiridas, em geral, ocorrem em pessoas acima dos 60 anos e também são conhecidas como cataratas senis. Traumas oculares, uso de corticoesteróides, inflamações intra-oculares, exposição excessiva à radiação ultravioleta e diversas doenças associadas, como o diabetes, por exemplo, são causas conhecidas. Dietas alimentares ainda são fonte de pesquisa. A catarata também pode ser congênita (mais rara).

Os principais sintomas são:
- visão embaçada
- sensação de que as cores estão desbotadas
- glare: faróis, lâmpadas ou a luz do sol parecem muito claros e intensos, sendo possível a visualização de um halo em volta das luzes
- dificuldade para enxergar à noite
- visão dupla
- mudanças frequentes nas prescrições dos óculos

A catarata normalmente se desenvolve de forma lenta e progressiva. Óculos novos, aumento da iluminação, óculos de sol anti-glare ou lentes de aumento podem ajudar num primeiro momento, mas, o tratamento disponível e reconhecido cientificamente para a catarata é, sem dúvida, a intervenção cirúrgica para a remoção do cristalino opaco. Como o cristalino é uma lente natural muito rígida deve-se colocar uma outra lente no lugar para evitar que o paciente seja obrigado a utilizar óculos de alto grau.

As técnicas conhecidas para a cirurgia de catarata são a facectomia extra-capsular ou a facoemulsificação. Para a cirurgia de catarata são realizados exames pré-operatórios, os quais vão determinar o grau da lente intra-ocular para implante bem como a melhor técnica a ser escolhida para essa cirurgia. Os resultados cirúrgicos são muito bem-sucedidos.

Usar óculos de sol com proteção ultravioleta pode ajudar a retardar o aparecimento da catarata.