CONJUNTIVITE

A conjuntivite é uma condição em que os olhos ficam vermelhos e com algum grau de lacrimejamento e/ou secreção.

Pode ser causada por bactérias, vírus ou outros agentes infecciosos ou químicos. Pode também ser de origem alérgica.

Se a conjuntivite é bacteriana, o tratamento é com colírio ou pomada de antibiótico. A conjuntivite viral não responde a antibióticos, e em alguns casos faz-se necessário o uso de anti-inflamatórios. A conjuntivite alérgica deve ser tratada com colírios antialérgicos .

• A conjuntivite é contagiosa?

A conjuntivite causada por bactérias e por vírus são contagiosas. A conjuntivite alérgica não.

• Como posso prevenir a conjuntivite?

A higiene das mãos é a mais importante forma de prevenção. Nunca tocar os olhos ou a face, a menos que tenha lavado as mãos anteriormente. Se você é usuário de lentes de contato, a lavagem das mãos é de extrema importância, assim como a desinfecção das lentes e do estojo. Nunca armazene suas lentes em soluções que não sejam próprias para esse fim e nunca nade em lagos ou piscinas aquecidas usando as lentes.

• Meu bebê tem lacrimejamento constante e secreção nos olhos. Isto é conjuntivite?

Pode ser uma infecção, mas também pode ser secundário a um bloqueio no canal lacrimal.

• Existe alguma alteração permanente na visão pela conjuntivite?

A maioria das infecções irão se resolver sem nenhuma complicação, mas algumas infecções negligenciadas podem resultar em problemas secundários. Infecções virais, especialmente herpes, podem resultar em baixa acuidade visual.

• Olho vermelho significa infeção?

Nem sempre. O olho também fica vermelho em algumas patologias como alergia, corpo estranho, reação a lentes de contato, inflamação ou glaucoma.