DOENÇA MACULAR RELACIONADA À IDADE

A Doença Macular Relacionada à Idade - DMRI, é uma doença silenciosa e principal causa de cegueira mundial em pessoas acima dos 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). Essa é a degeneração que afeta diretamente a mácula, região central e mais nobre da retina, responsável pela captação de imagens centrais e detalhadas que permitem às pessoas enxergar tudo o que está à sua frente, além de possibilitar a visão de cores.

A degeneração macular relacionada à idade causa, inicialmente, desconfortos e dificuldades de visão que, muitas vezes, podem ser confundidas com uma simples baixa de visão devido à idade ou ao processo de envelhecimento. Em outros casos, pode passar despercebida pelo paciente, já que um olho compensa a deficiência do outro. Com a progressão da doença, uma mancha escura se instala na visão central e o idoso passa a ver imagens distorcidas e com linhas embaralhadas.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade causa prejuízos significativos na qualidade de vida dos pacientes, como dificuldade de realizar tarefas sozinho, dependência da família, além da possibilidade da cegueira irreversível se não tratada rápida e corretamente. Assim, é extremamente importante que, após os 50 anos de idade, sejam feitas consultas periódicas ao oftalmologista.

O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento adequado da doença.

Além da hereditariedade, outros fatores de risco são:

- Indivíduos brancos
- Fumo de cigarro
- Dieta rica em gordura
- Gênero feminino
- Obesidade

Tratamento:

- Fotocoagulação com laser argônico;
- Cirurgia submacular: é realizada com o propósito de remover o complexo fibrovascular sub-retiniano e as hemorragias;
- Reabilitação com lentes para a visão subnormal;
- Terapia fotodinâmica