(11) 32624470

(11) 95607-3783

©2019 by Eyefocus Oftalmologia. Proudly created with Wix.com

ERROS DE REFRAÇÃO

Para que seus olhos sejam capazes de enxergar, os raios de luz devem ser encurvados ou refratados de modo que sejam focalizados sobre a retina, a camada de nervo que reveste o fundo do olho.

A córnea e o cristalino refratam os raios de luz. A retina recebe o quadro formado por esses raios luminosos e envia a imagem para o cérebro através do nervo óptico.
Um erro de refração significa que a forma do seu olho não permite uma refração apropriada da luz, de modo que a imagem que você vê é turva.

Quais são os diferentes tipos de erros de refração?

MIOPIA
Um olho míope é mais longo que o normal, portanto os raios de luz focalizam-se em frente da retina. Os objetos próximos são vistos nitidamente, mas os objetos distantes parecem borrados.
A miopia é hereditária e com frequência é identificada em crianças entre oito a doze anos de idade. Durante os anos da adolescência, quando o corpo cresce rapidamente, a miopia pode piorar. Entre 20 e 40 anos de idade em geral há pouca alteração.
Se você tiver uma miopia de alto grau, você corre um risco mais alto de descolamento de retina. É importante ter exames regulares dos olhos por um oftalmologista (médico de olhos) para pesquisar quaisquer alterações na retina. Se a retina de fato descolar-se, um procedimento cirúrgico é o único meio de repará-la.

HIPERMETROPIA
Um olho hipermétrope é mais curto que o normal. A luz de objetos próximos, como a página de um livro, não é focalizada nitidamente sobre a retina. Os objetos próximos parecem borrados para os hipermétropes porque o olho é demasiadamente curto e as imagens ainda não estão em foco quando alcançam a retina.
A exemplo da miopia, a hipermetropia geralmente é hereditária. Os bebês e crianças pequenas tendem a ser um pouco hipermétropes. À medida que o olho cresce e se alonga, a hipermetropia diminui.

ASTIGMATISMO
A córnea é a janela frontal clara do olho. A córnea normal é arredondada e lisa. Quando você tem astigmatismo, a córnea fica mais curva. O astigmatismo, então,  distorce ou borra a visão de objetos próximos e distantes. É quase como se você estivesse olhando para um espelho que distorce as imagens, no qual você parece ser alto demais, largo demais ou magro demais. Você pode ter astigmatismo em combinação com miopia ou hipermetropia.

PRESBIOPIA
Quando você é jovem, o cristalino do olho é macio e flexível. O cristalino muda a própria forma facilmente, permitindo que você focalize objetos próximos e distantes.
Após os 40 anos de idade, o cristalino se torna mais rígido. Como o cristalino não consegue mudar de forma tão facilmente quanto costumava fazer, é mais difícil ler a curta distância. Este problema perfeitamente normal é chamado de presbiopia (“vista cansada”).
Você também pode ter presbiopia em combinação com miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Nenhum exercício ou medicação pode reverter a presbiopia. Você provavelmente precisará mudar sua prescrição de tempos em tempos entre os 40- 60 anos de idade.

Como os erros de refração são corrigidos?

Os óculos ou lentes de contato são os métodos mais comuns de correção dos erros de refração. Eles funcionam refocalizando os raios luminosos sobre a retina, compensando a forma do seu olho. 
Os óculos são um método fácil para corrigir erros de refração. Também ajudam a proteger os olhos dos raios luminosos nocivos, como os raios de luz ultravioleta. Um revestimento especial que filtra a luz ultravioleta está disponível quando você solicita seus óculos. Os óculos podem ser apenas para longe, no caso da miopia, ou ainda ser bifocais ou multifocais. Esses dois últimos estão indicados para as dificuldades tanto para longe quanto para perto. Mas se você não precisa de correção para ver de longe, pode receber uma prescrição para óculos de leitura, para corrigir a presbiopia.

Atualmente existe uma grande variedade de lentes de contato disponíveis. O tipo mais adequado para você depende do seu erro de refração e seu estilo de vida. Se você desejar usar lentes de contato, converse com o seu oftalmologista sobre as diversas opções.

A cirurgia refrativa também é uma opção para corrigir ou melhorar a visão. Esses procedimentos cirúrgicos são usados para ajustar permanentemente o foco dos seus olhos através da remodelagem da córnea, ou superfície frontal do olho.

Não existe qualquer evidência científica de que exercícios oculares, vitaminas ou remédios possam prevenir ou curar erros de refração.

Qual o melhor método de correção dos erros de refração?

Não existe um melhor método único para corrigir os erros de refração. A correção mais apropriada para você depende dos seus olhos e do seu estilo de vida. Você deve conversar com o seu oftalmologista sobre os seus erros de refração e seu estilo de vida para decidir qual correção será mais eficaz para você.