ESTRABISMO

Estrabismo é qualquer tipo de desalinhamento ocular, mais conhecido como “olho torto”. Existem diferentes tipos de estrabismos, que podem ser classificados de acordo com a direção do desvio em: esotropia, exotropia, hipotropia e hipertropia, ou ainda, de acordo com a causa do desvio. O estrabismo pode estar presente já nos primeiros meses de vida ou surgir mais tarde.

Os três nervos cranianos (III, IV, VI) responsáveis pelos movimentos dos olhos, podem se tornar fracos ou paralíticos e causar estrabismo.

Existem alguns tipos especiais de estrabismos que recebem nomes específicos como a Síndrome de Brown e a Síndrome de Duane.

• Por que o estrabismo é relacionado a uma baixa visão?

O desalinhamento ocular pode causar ambliopia nas crianças pequenas. Quando os olhos estão orientados em diferentes direções, o cérebro recebe duas imagens diferentes e ignora a imagem do olho que está torto para evitar visão dupla. Quando isso acontece, o desenvolvimento da visão do olho que está torto fica comprometida. Ao mesmo tempo, um olho que tem baixa visão tende a entortar.

• Como é tratado o estrabismo?

O objetivo do tratamento é melhorar o alinhamento ocular para permitir que os olhos trabalhem juntos (visão binocular).
O tratamento pode envolver o uso de óculos, exercícios oculares, prismas, cirurgia, e/ou aplicação de toxina botulínica.
Problemas associados com estrabismo como ambliopia e catarata, devem ser tratados antes da cirurgia.

Estrabismo no Adulto

• Existe tratamento para o estrabismo no adulto?

Sim. Os adultos podem se beneficiar de algumas opções de tratamento como óculos com prismas, cirurgia e ainda a aplicação de toxina botulínica.

• Qual a causa do estrabismo nos adultos?

O estrabismo no adulto pode ser causado por um estrabismo residual da infância, que antes era compensado, ou como resultado de condições como traumas, tumores, Doença de Graves, Diabetes, doenças neurológicas, ou ainda de causa indeterminada. Quando surge no adulto ou na criança grande, o primeiro sintoma é a visão dupla.