• Dra Alyne Gabrielly Borges Corrêa

COMO O MEU BEBÊ ENXERGA?

Atualizado: Set 16

É muito comum que os pais se sintam curiosos em saber como os seus filhos enxergam, especialmente quando eles ainda são bebês.



A criança sem problemas oftalmológicos, segue um padrão de desenvolvimento característico que só se completa por volta dos 8 anos de vida.


Os recém-nascidos ainda não são capazes de fixar muito bem, e de vez em quando apresentam movimentos oculares chamados sacádicos. Nesta fase, eles já reagem à luz forte fechando as pálpebras. Antes de 6 semanas de vida, o recém-nascido observa apenas os contornos dos objetos.


Entre 6 e 8 semanas de vida, o bebê já começa a ter uma fixação mais central e já pode acompanhar o movimento dos objetos. O bebê que enxerga bem com os dois olhos será capaz de fixar e acompanhar objetos em movimento. É importante testar a habilidade visual de cada olho separadamente através da oclusão de um dos olhos e depois do outro.

Nessa fase, ele já começa a ter o reflexo de piscar diante de alguma ameaça visual.


Aos 3 meses de vida os olhinhos já são capazes de discriminar as cores, e aos 4 meses, com o processo de acomodação bem desenvolvido, eles conseguem enxergar bem para perto. Nessa fase, a criança começa a identificar bem o seu o mundo (o rosto da mamãe na hora de amamentar, conseguem escolher um brinquedinho, descobrem as mãozinhas, que serão excelentes aliadas na exploração do ambiente). A visão binocular também já está presente nesta fase, o que possibilita à criança uma visão tridimensional.


Aos 6 meses de vida o bebê é capaz de julgar as distâncias e tenta alcançar objetos, já é possível quantificar a visão do bebê através de testes específicos (como os cartões de Teller, por exemplo). Agora ele tem completo controle sobre a movimentação ocular e, a partir daqui, não se pode considerar normal desvios oculares ocasionais.


Aos 12 meses de vida a criança já é capaz de enxergar bem à distância, nesta fase, o diâmetro do globo ocular encontra-se com 95% do tamanho do diâmetro do globo ocular do adulto.


Entre 1 e 2 anos de vida a acuidade visual da criança pode atingir a mesma de um adulto, porém, aos 3 anos, a sensibilidade ao contraste ainda é inferior. O desenvolvimento da visão no cérebro progride de forma lenta e continua até por volta dos 8 anos de idade, sendo que, em algumas crianças, se completa um pouco antes e em outras pode ir até os 14 anos.

Os primeiros anos de vida da criança são os de maior importância e impacto para o desenvolvimento da visão, sendo o primeiro ano, em especial, o de maior relevância.

21 visualizações1 comentário

(11) 32624470

(11) 95607-3783

©2019 by Eyefocus Oftalmologia. Proudly created with Wix.com