Buscar
  • Dra Alyne Gabrielly Borges Corrêa

Como prevenir acidentes oftalmológicos

Os olhos são responsáveis pelo sentido da visão. Cuidar bem deles é fundamental!

Alguns cuidados no dia a dia podem evitar acidentes:


  • Mantenha objetos pontiagudos longe das crianças


A maior parte dos acidentes oftalmológicos acontecem dentro de casa com as crianças. Objetos como garfos, facas, varinhas, flechas, palitos e espetos não podem ser usados como brinquedos. Ao tentar retirar o objeto pontiagudo das mãos da criança, faça com delicadeza, peça para entregar em suas mãos, e jamais tente puxar à força!

Plantas com espinhos ou folhas pontiagudas também devem ser evitadas.




  • Use óculos de proteção


É muito comum que os acidentes ocorram durante o trabalho. São inúmeras as profissões nas quais existem riscos de acidentes oftalmológicos.

Essas ameaças podem ser em função de um gás tóxico, de uma queimadura, do excesso de poeira, de temperaturas elevadas etc.

Os trabalhadores mais afetados por esses riscos são da construção civil, da marcenaria, da pesca e da indústria de forma geral (metalurgia, têxtil, cerâmica, química, alimentícia, de mineração, artes gráficas).


  • Manter produtos químicos em locais seguros


Queimaduras oculares químicas produzem dano importante na superfície ocular, córnea e segmento anterior do olho, o que pode resultar em redução permanente da visão de um ou ambos os olhos. Produtos como álcool, produtos de limpeza, acetona, soda cáustica, gasolina, dentre outros, devem ser mantidos em locais inacessíveis às crianças, e quando manuseados por adultos, devem ser de forma cuidadosa e de preferência usando óculos de proteção.


  • Proteger-se durante a prática esportiva


Adultos jovens, e principalmente do sexo masculino, são frequentemente vítimas de acidentes oftalmológicos enquanto praticam esportes. Trauma ocular com bolas ou o próprio contato físico, corpo estranho durante uma corrida de bicicleta ou atividades na areia, queimadura por radiação ultravioleta, entre outros, podem ser evitados quando a proteção não é negligenciada.




As atitudes tomadas nos primeiros instantes após o acidente também são muito importantes e podem determinar a extensão da sua gravidade. Em outro post falaremos mais sobre isso.


Cuidem-se!


0 visualização

(11) 32624470

(11) 95607-3783

©2019 by Eyefocus Oftalmologia. Proudly created with Wix.com