- Dra Sabrina L B Alcalde
Miopia e uso excessivo de computador
Atualizado: 19 de jul. de 2020
Muitos estudos apontam que a incidência de miopia no mundo está aumentando.
Fatores sócio-econômicos e culturais podem influenciar nessa progressão da miopia. Como exemplo, podemos citar o esforço visual excessivo adquirido desde a infância com o uso intenso de tablets, celulares e computadores.

Além disso, distância de leitura envolvendo a postura da criança, assim como a iluminação do ambiente de estudo, também estão sendo pesquisados como desencadeantes da miopia.
Dessa maneira, exames oftalmológicos de rotina se tornam indispensáveis no diagnóstico da miopia assim como auxiliam a monitorar a sua progressão.
Na miopia, o indivíduo não consegue enxergar com nitidez os objetos que estão a distância. Isso pode ser corrigido com uso de óculos e/ ou lentes de contato. Em alguns casos, uma cirurgia refrativa também poderá ser considerada.
Sabe-se que os casos graves de miopia podem levar a um risco aumentado de descolamento de retina, catarata precoce, degeneração macular, glaucoma e até mesmo a perda da visão.
Por isso, o estímulo de atividades ao ar livre e o controle do uso excessivo de celulares, tablets e computadores na infância são tão importantes para não termos num futuro próximo uma “epidemia de miopia”.
Agende uma consulta oftalmológica para tirar dúvidas eventuais! Estamos a disposição!