• Dra Alyne Gabrielly Borges Corrêa

Não Coce os Olhos!

Atualizado: Jul 19

Campanha de conscientização sobre o ceratocone.


O ceratocone é uma doença da córnea, na qual a córnea vai se tornando cada vez mais fina e progressivamente assume a forma de um cone. Essas alterações levam ao desenvolvimento de astigmatismo irregular, causando distorção das imagens.


O ceratocone geralmente se inicia na adolescência, entre os 13 e os 18 anos, e o principal sintoma é a redução da visão, podendo ocorrer fotofobia e irritação ocular. As estatísticas mostram a incidência de 1 caso para cada 2mil pessoas (0,5%).


Com a progressão da doença, as lentes dos óculos tornam-se ineficientes e o paciente passa a depender de lentes de contato rígidas para ter uma visão melhor, sendo que em alguns casos podem necessitar de transplante de córnea.


Pode estar associado à algumas doenças sistêmicas, como síndrome de Down, doenças do tecido conjuntivo, e atopia. O seu aparecimento também está muito relacionado a traumas crônicos, como o ato de coçar os olhos.


O ato de coçar os olhos é extremamente prejudicial à córnea, e por ser um hábito tão comum, foi lançada a Campanha Violet June, promovida mundialmente pela Keratoconus Awareness Campaign. No Brasil, a Campanha tem o apoio da SBO, do CBO e de outras entidades oftalmológicas.


É muito importante e necessário a educação e conscientização da população sobre as graves consequências de se esfregar os olhos.


A campanha consiste na realização de ações voluntárias com o objetivo de divulgação sobre a doença do CERATOCONE, para educar a população, destacando-se o fato de que coçar e esfregar os olhos pode prejudicar e muito a visão.



42 visualizações

(11) 32624470

(11) 95607-3783

©2019 by Eyefocus Oftalmologia. Proudly created with Wix.com