top of page
  • Foto do escritorDra Alyne Gabrielly Borges Corrêa

O que é Astigmatismo?

Atualizado: 20 de jul. de 2020

O astigmatismo é uma doença ocular, causada na maioria das vezes por uma irregularidade da córnea. Também pode ter como causa uma irregularidade do cristalino.


O astigmatismo provoca turvação visual tanto para longe quanto para perto, causando sombras nas letras e nos objetos, e pode ser causa de cefaléia quando não corrigido.

Quando o grau do astigmatismo é muito alto, o paciente deve passar por uma investigação mais cuidadosa, pois doenças como o ceratocone podem provocar astigmatismo elevado e afinamento da espessura corneana, levando a uma redução importante da acuidade visual.

Além disso, crianças com uma diferença de 1,5 graus ou mais de astigmatismo entre os dois olhos, já podem desenvolver ambliopia quando não tratadas.

Além do fator hereditário, o ato de coçar os olhos pode aumentar o astigmatismo e é fator de risco para ceratocone. Saiba mais sobre isso nesse post.



O tratamento é realizado através da prescrição de óculos, lentes de contato e em casos selecionados, a cirurgia à laser pode ajudar. A correção do hábito de coçar os olhos e, quando necessário, a prescrição de medicamentos para o alívio dos sintomas da alergia, ajudam a controlar o aumento do grau do astigmatismo.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page