top of page
  • Foto do escritorDra Alyne Gabrielly Borges Corrêa

Por quê preciso afastar os objetos para enxergar melhor?

Atualizado: 20 de jul. de 2020

A presbiopia é um erro refrativo que se inicia por volta dos 40 anos de idade.



É muito comum que pessoas que nunca precisaram utilizar óculos, por volta dos 40 anos de idade, comecem a sentir dificuldades para focar os objetos de perto, principalmente durante a leitura.

A presbiopia é uma evolução natural e fisiológica que ocorre nos olhos pelo fato de que à medida em que envelhecemos, o músculo ciliar (responsável por modificar a curvatura do cristalino e fazer o foco) vai ficando cada vez mais fraco e, ao mesmo tempo, o cristalino (lente natural do olho) vai ficando cada vez mais rígido e difícil de ser “modelado” por essa musculatura ciliar. Tudo isso, acaba levando à dificuldade em focar os objetos que se encontram próximos aos olhos.

Em uma fase inicial, artifícios como afastar o objeto dos olhos ou melhorar a iluminação do ambiente, ajudam a enxergar melhor, e não há problema algum em postergar ao máximo o uso dos óculos.

À medida em que os anos vão se passando, a capacidade dos olhos de focar para perto, vai diminuindo, até chegar ao ponto em que, para enxergar de perto, se faz realmente necessário o uso dos óculos.

É importante salientar que o uso dos óculos não faz com que essa progressão natural seja interrompida. Infelizmente os óculos não têm a função de estabilizar o grau, as suas funções são: conforto e melhora da qualidade visual.


Para os míopes, a forma como tudo isso acontece é um pouco diferente. A presbiopia (dificuldade para enxergar de perto) se constitui em um grau positivo, enquanto a miopia (dificuldade para enxergar à distância), é um grau negativo. À medida em que o míope vai ficando présbita, começa a se sentir mais confortável sem os óculos para perto e acaba retirando os óculos durante a leitura. Isso acontece porque quando o míope não está usando os óculos, o grau negativo da miopia neutraliza o grau positivo da presbiopia e o paciente fica com uma boa acuidade visual para perto sem óculos.



Para melhorar a acuidade visual dos présbitas não míopes, são prescritos óculos ou lentes de contato.

Os óculos podem ser:

- apenas para perto: ideal para os pacientes que não possuem necessidade de óculos para longe;

- multifocais: pacientes que precisam utilizar óculos para perto e também para longe;

- lentes regressivas (funcionam bem para perto e meia-distância): ideal para os pacientes que passam muito tempo trabalhando em frente ao computador .


As lentes de contato são uma boa opção para as pessoas que não gostam dos óculos e, nesse caso, existe a possibilidade de adapção de lentes de contato multifocais ou fazer monovisão (um dos olhos fica corrigido para longe e o outro corrigido para perto).


A melhor opção terapêutica varia de paciente para paciente, conforme a profissão e o estilo de vida de cada um, e nesse contexto, uma boa conversa com o oftalmologista faz toda a diferença na hora da escolha.

352 visualizações0 comentário
bottom of page