(11) 32624470

(11) 95607-3783

©2019 by Eyefocus Oftalmologia. Proudly created with Wix.com

Buscar
  • Dra Alyne G Borges Corrêa

Quando deve ser o primeiro exame oftalmológico da criança?

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, o primeiro exame oftalmológico da criança deve ser realizado entre 6 e 12 meses de idade.



Ao nascimento, é realizado na maternidade o Teste do Reflexo Vermelho que serve como uma triagem para as doenças oftalmológicas mais graves e urgentes, como a catarata congênita. O Teste do Reflexo Vermelho não previne ou diagnostica problemas como retinopatia da prematuridade, anisometropia, ambliopia ou estrabismo. A maioria das doenças oftalmológicas só podem ser diagnosticadas através de um exame oftalmológico completo. Uma vez diagnosticadas, devem ser tratadas o quanto antes para maior sucesso no tratamento e para que o desenvolvimento visual da criança não fique comprometido. Por esse motivo é tão importante que o primeiro exame ocorra entre 6 e 12 meses de idade.


Sinais como olho torto, fotofobia intensa, lacrimejamento, olhos desproporcionalmente grandes, alteração das pálpebras, mancha branca nos olhos, ou bebês prematuros, são sinais de alerta. Nesses casos a criança precisa ser examinada imediatamente por um Oftalmopediatra.

15 visualizações