top of page
  • Foto do escritorDra Alyne Gabrielly Borges Corrêa

Saúde ocular do adolescente

A adolescência é uma fase muito especial, de amadurecimento e transformação, tanto física quanto psicológica.


Adolescentes rindo tirando selfies e comendo pizza.
A adolescência é uma fase especial de transformações.

Momento em que a criança começa a amadurecer para se tornar um adulto.


Mudanças físicas e comportamentais são completamente normais e esperadas. Tudo está em transformação: responsabilidades, relacionamentos, hormônios, voz, corpo, cérebro e OLHOS. Sim! Os olhos dos adolescentes ainda estão em fase de desenvolvimento.


Pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dolescência é a fase que se compreende entre os 10 e 19 anos de idade, no entanto, os olhos normalmente se desenvolvem até os 21 anos de vida, sendo que, por volta dos 15 anos, ocorre uma aceleração do alongamento do globo ocular. Nessa fase em especial, cuidados redobrados devem ser tomados em relação ao aparecimento e/ou progressão da miopia.


Com a adolescência, ocorre um aumento da demanda nas atividades escolares. Além disso, o uso de celular, tablet e computador se torna muito mais frequente. Todos esses fatores contribuem para que o adolescente passe cada vez menos tempo em atividades ao ar livre e muito mais tempo em atividades para perto.



Adolescente em aulas on-line.
Atividades para perto aumentam o risco para mioia.

O tempo que a criança e/ou adolescente passa ao ar livre está diretamente relacionado à redução do risco de aparecimento da miopia e à diminuição da velocidade da sua progressão. O contrário também é verdadeiro. Quanto mais tempo diante das telas e atividades para perto, menos tempo ao ar livre e, consequentemente, maior o risco de aceleração do crescimento ântero-posterior do olho, o que leva ao aparecimento da miopia e/ou aumento da velocidade da sua progressão. O embaçamento visual para longe é o principal sintoma da miopia. Dores de cabeça também podem ocorrer.


Além disso, sintomas como ardor ocular, sensação de areia, olhos vermelhos, lacrimejamento e sensação de peso nos olhos, estão frequentemente presentes e se devem ao fato de que, durante as atividades nas telas ou na leitura prolongada, a frequência das piscadas é reduzida drasticamente, deixando os olhos mais expostos e ressecados.


Na adolescência, é necessário que se tenha cuidados especiais com os olhos, como:

  • evitar o uso das telas para recreação

  • sempre que houver necessidade de passar várias horas em atividades para perto, ter o cuidade de descansar por pelo menos 20 segundos a cada 20 minutos, olhando algum objeto ou paisagem distante (ao menos 6 metros de distância)

  • lembrar de piscar

  • manter o ambiente bem iluminado durante a leitura

  • consultar o oftalmologista ao menos 1 vez ao ano

  • manter uma boa postura durante a leitura e/ou uso das telas

  • passar ao menos duas horas por dia ao ar livre.

Adolescentes míopes podem se beneficiar do uso de lentes de contato para ter mais liberdade na prática de esportes e na vida social. Atualmente, existem lentes de contato especiais que oferem uma ótima qualidade visual e, ao mesmo tempo, controlam a progressão da miopia. Converse com o seu Oftalmologista!



Com carinho,

CRM127809 / RQE 41326

Oftalmopediatra




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page