• Dra Sabrina L B Alcalde

Sindrome de Olho Seco

Atualizado: 16 de set. de 2020

Síndrome do olho seco é uma doença multifatorial que afeta a produção ou a qualidade das lágrimas. É uma desordem extremamente comum, que afeta cerca de 5-34% da população mundial, especialmente as mulheres. O aumento do seu diagnóstico está relacionado  a alterações ambientais, como aumento da poluição do ar  e uso de ar condicionado, e também alterações comportamentais, como uso excessivo de computadores, celulares e tablets.

Entre os principais sintomas estão sensação de areia nos olhos, vermelhidão, ardor, coceira, fotofobia e visão embaçada ao final do dia.

Olho seco

Há vários fatores de risco relacionados a essa doença: idade, sexo feminino, terapia de reposição hormonal, tabagismo, uso de alguns medicamentos, entre eles os antialérgicos, anti-depressivos, betabloqueadores, diuréticos, isotretinoina (roacutan@), entre outros. Pode estar relacionado também com algumas doenças como Síndrome de Sjogren, Síndrome de Steven-Johnson, Penfigóide cicatricial, Diabetes Mellitus e HIV.

O tratamento do Olho Seco irá depender da sua causa, se está relacionado ao olho seco evaporativo ou por alteração na produção do filme lacrimal, e da gravidade do caso. Entre as várias modalidades de tratamento, podemos citar: uso de colírios lubrificantes, mudanças de alguns hábitos de vida, oclusão lacrimal com plugs ou cauterização, medicamentos específicos como a ciclosporina. Atualmente, tem se destacado o uso da luz pulsada, um tratamento muito promissor para esses casos!