Buscar
  • Dra Alyne Gabrielly Borges Corrêa

Você sabia que o estrabismo tem tratamento?

Atualizado: Jun 25

O estrabismo nada mais é que uma doença oftalmológica na qual os olhos encontram-se desalinhados.


Quanto antes diagnosticado e tratado, maiores os benefícios para o paciente.

O desvio ocular pode ser:

- em direção ao nariz (convergente);

- em direção contrária ao nariz (divergente);

- para cima ou para baixo (vertical);

- ou torcional.

O estrabismo pode ser ainda:

- intermitente (quando ocorre apenas em determinados momentos, principalmente quando o paciente está distraído, cansado, ou focando algum objeto);

- ou fixo (o desvio é constante).


É muito comum que antes dos 6 meses de vida o bebê apresente desvio dos olhos em situações esporádicas, isso ocorre porque a maturidade do controle dos músculos extra-oculares ainda não está completamente desenvolvida.



Após os 6 meses, se o bebê continuar desviando os olhos, é necessário uma consulta com o Oftalmopediatra especialista em estrabismo para que se estabeleça imediatamente o tratamento adequado.

O estrabismo ocorre entre 2% a 4% das crianças, e várias são as possíveis causas, desde fatores genéticos, alterações oculares que possam reduzir a qualidade de visão de um ou dos dois olhos (como alto grau de hipermetropia, por exemplo), até doenças neurológicas.

O estrabismo também pode ser adquirido após traumatismo cranioencefálico, lesões cerebrais, tumores, alterações de vascularização e paralisias dos nervos oculomotores.


Atualmente, tem-se observado com uma frequência cada vez maior, o aparecimento de estrabismo entre pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, que possuem o hábito de utilizar eletrônicos, como celular e tablet, durante muitas horas por dia. Esses pacientes queixam-se com frequência de diplopia e o grau de miopia geralmente mostra-se em progressão.


O estrabismo tem tratamento, independente da idade do paciente.

O tratamento pode ser realizado através de:

- prescrição de óculos adequados;

- correção cirúrgica;

- aplicação de toxina botulínica.

A escolha do tratamento varia conforme o tipo de estrabismo e tamanho de desvio, além de fatores sistêmicos que possam estar associados.


0 visualização

(11) 32624470

(11) 95607-3783

©2019 by Eyefocus Oftalmologia. Proudly created with Wix.com