• Dra Sabrina L B Alcalde

Você tem feito exame de fundo de olho?

Atualizado: Set 16

O exame de mapeamento de retina, ou exame de fundo de olho como é popularmente conhecido, é de fundamental importância para os olhos. Afinal, ele permite uma avaliação da retina e de seus vasos sanguíneos, do nervo óptico e do humor vítreo.

É um exame simples, indolor, rápido e que precisa da dilatação da pupila.

Surgem sempre algumas dúvidas em relação a esse exame... vamos lá :

# quanto tempo dura a dilatação da pupila?

Geralmente a visão pode ficar embaçada por um período de 4 a 12 horas. Esse tempo vai depender do tipo do colírio usado para a dilatação, da concentração do medicamento e da susceptibilidade de cada pessoa.

# posso dirigir após exame de fundo de olho?

Não é recomendado dirigir após esse exame! Por isso, se possível, é recomendado ter sempre um acompanhante.

# posso fazer atividade física após esse exame?

Nas primeiras horas após o exame não é recomendado, por causa do embaçamento visual. Além disso, em algumas pessoas o colírio pode causar sonolência.

# quem tem indicação de realizar fundo de olho?

Pessoas acima de 50 anos; portadores de diabetes, pressão alta e doenças reumatológicas; MIOPES; quando se utiliza algumas medicações como cloroquina, isotretinoína (@Roacutan), clorpromazina, tamoxifeno; pré operatório de cirurgias oculares; após traumas ou lesões oculares; bebês prematuros que nascem com 32 semanas ou menos ou com peso de nascimento menor ou igual a 1500g.

Gostou das dicas? Salve esse post para não esquecer!

1 visualização