PTERÍGIO

O pterígio é um processo degenerativo que se apresenta como uma massa fibrovascular que pode invadir a córnea e levar a alterações cosméticas, irritação ocular e déficit visual.

Alguns fatores que podem estar correlacionados com a sua prevalência e incidência são: exposição ocular a irradiação aos raios UV, vento, poeira e ainda uma predisposição genética.

Alguns pacientes podem não apresentar sintomas; outros, porém, podem apresentar olho vermelho, irritação ou ambos. Outros sintomas ainda podem incluir embaçamento visual, queimação ocular, sensação de areia nos olhos ou sensação de corpo estranho.

Para reduzir o processo inflamatório, está indicado o uso de colírios lubrificantes ou até mesmo uso de esteroides tópicos em alguns casos. Para isso, deve-se consultar o médico oftalmologista para a escolha da melhor forma de tratamento. Casos mais avançados, com comprometimento da acuidade visual e hiperemia importante, pode-se indicar o tratamento cirúrgico através da remoção cirúrgica. O procedimento é realizado sob anestesia tópica, com duração média de 30 minutos a 1 hora, sendo possível o retorno ao trabalho em 1-2 dias.
A fim de evitar uma possível recorrência após a cirurgia, deve-se limitar a exposição aos fatores que podem contribuir para o seu crescimento. Para isso, é recomendado o uso de óculos com fatores de proteção contra os raios UV, proteção adequada dos olhos em ambientes muito secos ou sujos e uso de lágrimas artificiais.