Dra Alyne Gabrielly Borges Corrêa

18 de jul de 20201 min

Tratamento do estrabismo com Botox®

Atualizado: 12 de set de 2020

Você sabia que o estrabismo pode ser tratado com Botox®?

A injeção da toxina botulínica é uma excelente opção de tratamento para alguns casos de estrabismo, especialmente as esotropias congênitas e os casos de paralisia de VI nervo.

Por ser um procedimento rápido, a anestesia em adultos é realizada através de um colírio anestésico, e em crianças, além do colírio, é feita uma sedação com anestésico inalatório, sem necessidade de intubação. Dessa forma, o Botox® acaba sendo uma alternativa aos pacientes que não podem ser submetidos à anestesia geral.

A aplicação da toxina é realizada diretamente no músculo extraocular que está contraturado. Ela atua bloqueando a acetilcolina, neurotransmissor que leva os sinais elétricos aos músculos. Não recebendo o sinal, o músculo não se contrai e fica relaxado, o que proporciona o alinhamento dos olhos.

Para os casos de estrabismos paralíticos, a aplicação é feita no músculo de ação oposta ao paralítico para contrabalancear as suas forças.

É um tratamento seguro e de rápida recuperação, no entato, não é indicado para todos os tipos de estrabismo. O exame oftalmológico completo e bem realizado por um especialista é fundamental para a indicação correta do procedimento e sucesso no tratamento.

    460
    4