top of page
  • Foto do escritorDra Alyne Gabrielly Borges Corrêa

O que fazer em caso de acidente com os olhos

Atualizado: 16 de set. de 2020

Prevenir o acidente oftalmológico é sempre a melhor opção, e alguns cuidados no dia a dia ajudam a evitar que eles aconteçam.

Quando acontece um acidente ocular, seja ele trauma, queimadura química, ou até um corpo estranho, sempre há muito desconforto e preocupação, uma vez que os olhos são extremamente sensíveis e ao mesmo tempo responsáveis por um dos mais importantes sentidos, o da visão.


acidente olhos o que fazer?

As atitudes tomadas nos primeiros instantes após o acidente são muito importantes e podem determinar a extensão da sua gravidade.


Confira 5 dicas do que fazer em caso de acidente com os olhos:

  1. Mantenha a calma e não entre em pânico.

  2. Jamais esfregue os olhos.

  3. Em caso de trauma, com ou sem perfuração, não manipule os olhos! Cubra cuidadosamente com uma gaze e proteja com algum objeto, como um copo plástico com a parte côncava (aberta) voltada para o olho, e prenda com um esparadrapo. Procure atendimento oftalmológico imediatamente!

  4. Se entrou algum produto químico, lave o rosto e os olhos com água corrente por pelo menos vinte minutos e em seguida vá ao pronto atendimento oftalmológico.

  5. Se caiu algum corpo estranho (cílios, areia, poeira, partículas de vidro, metal ou madeira, pequenos insetos), não tente remover e não esfregue o olho, pisque várias vezes para estimular o lacrimejamento e a saída espontânea do corpo estranho. Caso tenha em mãos um colírio lubrificante, pingue várias gotas para "lavar" o olho. Em seguida, vá ao oftalmologista para avaliar se houve alguma lesão ocular.


Na dúvida, procure imediatamente o seu oftalmologista!


Estaremos sempre à sua disposição.




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page